Fecomércio AM recebe homenagem na Assembleia Legislativa

Na manhã desta quarta-feira, 11, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas em decorrência dos seus 62 anos de relevantes serviços prestados à sociedade amazonense. A homenagem deu-se pelo requerimento nº 513/16, de autoria do deputado Adjuto Afonso (PDT) e aprovada pelo presidente da Aleam, deputado Josué Neto. Estiveram presentes Dr. José Roberto Tadros, presidente da Fecomércio AM, os vice-presidentes, Aderson Frota e José dos Santos da Silva Azevedo, a superintendente da instituição e diretora do Sesc AM, Simone Guimarães e a diretora regional do Senac AM, Silvana Maria Ferreira de Carvalho, conselheiros e colaboradores do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac AM.

A sessão foi presidida pelo deputado Josué Neto (PSD), compuseram a mesa diretora do plenário, Thomaz Nogueira, secretário de planejamento do AM, representando o governador, a desembargadora Maria das Graças Figueiredo, presidente do Tribunal de Justiça do AM, Dr. José Roberto Tadros, Dr. José da Silva Azevedo (cônsul honorário de Portugal e vice-presidente da Fecomércio), Bernardo Monteiro de Paula, diretor-presidente da Manauscult, representando o prefeito Arthur Neto, Márcia Amazonas, superintendente regional do trabalho do AM, Antônio Silva,  presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), IsmaelBicharra Filho, presidente da ACA (Associação Comercial do AM) e o coronel de infantaria Fábio Roberto Vargas.

Em seu discurso, o deputado Adjuto Afonso, autor do requerimento de homenagem à Fecomércio AM, salientoua defesa dos interesses dos comerciantes pela Fecomércio AM e os serviços de qualidade da instituição, entre eles o Sistema de Excelência em Gestão Sindical e o programa Jovem Aprendiz. “Não tenho dúvida, que o trabalho realizado pela Fecomércio reflete em melhorias na sociedade amazonense”, destacou o deputado. Afonso lembrou que o Senac, instituição executora do Sistema Fecomércio AM, implantou em Manaus a primeira faculdade tecnológica da instituição na região Norte e que este ano começa a oferecer cursos presenciais voltados para o mercado do comércio de bens, serviços e turismo.

Foi entregue ao Dr. José Roberto Tadros, pelo presidente da Aleam, placa comemorativa pelos 62 anos da instituição. Após a entrega foi realizada apresentação do grupo cultural de flauta do Sesc AM. Na ocasião, a Banda Marcial do Sesc também participou executando o hino do Estado.

O presidente da Aleam, Josué Neto, destacou em entrevista após a abertura da Sessão, que o Estado possui vocação industrial, com o Polo Industrial de Manaus e que o comércio é fundamental para o escoamento dessa produção e a Fecomércio AM defendo os interesses dos comerciantes contribui para o crescimento do setor no Estado.

Parlamentares presentes na Sessão Extraordinária, solicitaram a palavra para saudar a Fecomércio AM.

O deputado Sinésio Campos (PT) salientou o trabalho e a presença da Fecomércio AM em todas as ações para o desenvolvimento da Amazônia Legal, através da participação no Parlamento Amazônico, do qual o deputado é presidente.

Orlando Cidade (PTN), ressaltou o trabalho da instituição não só na capital, mas também no interior.  “O presidente Tadros, soube levar ao interior do estado todas as benfeitorias do Sesc e Senac”.

Dermilson Chagas (PEN) destacou que quando foi superintendente regional do trabalho do AM e conselheiro da Fecomércio AM, conheceu a defesa que a instituição faz para as melhorias do comércio local através de amplas discussões com diversos setores da sociedade.

A deputada Alessandra Campêlo (PMDB) enfatizou que a parceria entre a Fecomércio, a Assembleia Legislativa e os representados do estado no Congresso Nacional devem trabalhar para melhores condições aos comerciantes amazonenses, principalmente no que tange à carga tributária que incide sobre o comércio. A deputada destacou que a maioria dos empregos são gerados pelo setor do comércio de bens e serviços no AM e este setor precisa ser preservado e ter mais atenção dos governos.

Ao ser concedida a palavra ao Dr. José Roberto Tadros, o presidente da Fecomércio AM agradeceu ao deputado Adjuto Afonso pela homenagem e aos conselheiros, diretoria e colaboradores do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac. Agradeceu a presença dos membros da mesa diretora do plenário, destacando-os nominalmente por seus trabalhos. O presidente fez questão de lembrar a importância da gestão dos ex-presidentes da Federação do Comércio AM.

Em seu discurso, Dr. Tadros enfatizou a defesa contínua dos interesses do empresariado e que o comércio representa 75% do PIB, 600.000 empregos no Estado e o setor que contribui com a maior arrecadação de ICMS.

O presidente lembra a importância da união dos segmentos da Agricultura, Industria e Comércio para o desenvolvimento do Amazonas, maior estado brasileiro e maior que todos os países da América Latina com exceção do Brasil, Argentina e México.

Também enfatizou que o governo precisa, urgentemente, reduzir a carga tributária sobre o comércio, que em muitos casos reduzem o lucro para não repassar o aumento das alíquotas tributárias para a população.

Outro ponto de destaque é que o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac AM a partir de junho deste ano oferecerá à população amazonense o caminho desde à recreação infantil até o diploma universitário.

“A Fecomércio AM e suas instituição não possuem a intenção de criar o culto à personalização, mas sim disponibilizar uma gama numerosa de serviços à população”, explicou o presidente.

Finalizando seu discurso, Dr. Tadros enfatizou que “como território somos viáveis, precisamos ser como povo”.

Fecomércio AM