Fecomércio AM recebe a visita do Conselho de Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan

Na manhã desta segunda-feira, o presidente em exercício da Fecomércio AM, Aderson Frota, e diretores da instituição receberam representantes do Conselho de Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (Taitra), para que, em breve, as duas entidades formalizem acordo de cooperação. Representaram o Conselho de Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan Rachel Lu, diretora da Taitra, e Suen Sik Lung, gerente de negócios da instituição.

A assinatura de um acordo entre a Fecomércio AM e a Taitra representa um aumento nas relações comerciais entre Taiwan e o Brasil. Esse que, hoje, é um importante parceiro comercial do Brasil e ano passado ocupou o 21º lugar no ranking das importações e o trigésimo-nono no ranking das exportações do país. Em 2018, a corrente de comércio entre os dois países totalizou US$ 3,300 bilhões, com exportações taiwanesas no valor de US$ 2,174 bilhões e vendas brasileiras no montante de US$ 1,126 bilhão.

Os principais produtos exportados pelo Brasil foram: Minério de Ferro (22%), Soja (12%), Óleos Brutos de Petróleo (10%), Minérios de Cobre (10%), Celulose (10%) e Milho (9,4%).

Taiwan representou 0,47% das exportações brasileiras em 2018, o que aponta um enorme potencial de negócios entre as duas economias.

Taitra

O Conselho para Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan, Taitra, fundada em 1970, é a principal organização semigovernamental, sem fins lucrativos, de promoção comercial e de investimentos em Taiwan. Com o patrocínio conjunto do governo e de várias associações comerciais e industriais, o TAITRA ajuda empresários a reforçarem a sua competitividade internacional bem como a enfrentarem os desafios apresentados pelos mercados globais. Além disso, o TAITRA oferece serviços completos para apoiar as empresas estrangeiras a estabelecerem uma maior presença em Taiwan.