Fecomércio AM realiza treinamento sobre Certificação de Origem Digital em Itacoatiara

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM), realizou, na última sexta-feira (25 de janeiro), um treinamento sobre a nova versão do sistema de Certificado de Origem Digital no formato COD – AADI/2007, COD – BRASIL/2013, para empresários do município de Itacoatiara.

A ação teve o objetivo principal de capacitar e habilitar empresários do município para a utilização do sistema. A proposta do curso foi levar informações e aprendizado sobre como operacionalizar a nova plataforma disponível para a documentação online que passou a ser exigida pelo Governo Federal para as exportações de produtos aos mercados com os quais o Brasil possui acordos de livre comércio.

O Certificado de Origem é um documento oficial que garante que um produto sujeito a exportação é originado de determinado País. É o documento pelo qual o exportador declara que a mercadoria a ser exportada cumpre as exigências estabelecidas pelos acordos de complementação econômica entre os países, assim como as normas de origem para cada acordo em questão. No Amazonas, uma das entidades que emite o Certificado de Origem é a Fecomercio.

A Fecomercio Amazonas é a primeira entidade a emitir no Estado o Certificado de Origem Digital, implementado em parceria com a Confederação Nacional do Comercio (CNC) e uma das 50 entidades autorizadas a emitir o certificado no Brasil. Para o exportador, a principal vantagem da modalidade é a agilidade na obtenção do documento.