Fecomércio AM promove almoço com empresários e representantes do Comando Militar da Amazônia

Na tarde desta quarta-feira, 16, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do AM promoveu almoço, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo General de Exército Guilherme Cals Theophilo, à frente do Comando Militar da Amazônia (CMA). Na última segunda-feira, 14, o militar assumiu o cargo de Comandante Logístico do Exército Brasileiro em Brasília. No evento, desta quarta, estiveram presentes militares do CMA, o presidente da Fecomércio AM, Dr. José Roberto Tadros, da Federação das Indústrias do Estado do AM, Antônio Silva, da Associação Comercial do AM, ACA, Ismael Bicharra e empresários amazonenses.

O anfitrião do encontro, Dr. Roberto Tadros, salientou em seu discurso, a gratidão dos amazônidas pelo trabalho desenvolvido pelo general. Para o presidente da Fecomércio AM, o exército é uma das instituições que apoiou a criação da Zona Franca de Manaus, acreditou na região em tempo difíceis e fomenta a integração entre os estados da Amazônia. "Se hoje, o Amazonas tem um território com dimensões superiores a praticamente todos os países da América do Sul, com exceção da Argentina, devemos agradecer aos portugueses e a eficiência dos militares na proteção das nossas fronteiras".

O general Guilherme Theophilo expôs, que ao assumir o cargo no Comando Logístico do Exército Brasileiro, tem como meta facilitar o apoio às tropas, nas operações pela Amazônia, pois tem conhecimento das dificuldades encontradas pelo exército na região. Um dos focos do comandante será o apoio à recuperação da BR-319.

Gestão do General Guilherme Theophilo

À frente do CMA, o general esteve responsável por nortear as ações do exército brasileiro em uma área de aproximadamente dois milhões de quilômetros quadrados, o correspondente a 25% do território nacional, região com 151 municípios e nove mil quilômetros de fronteiras do Brasil com sete países da América do Sul.

Em sua gestão, o foco prioritário foram os recursos humanos, responsáveis diretos pelas conquistas do Exército na Amazônia. Em relação aos projetos direcionados para a integração da região amazônica, fomentou o Amazônia Conectada que é o maior progrma de expansão das comunicações na Amazônia Ocidental, que trará uma nova realidade à banda larga à região norte do país, levando uma série de serviços de rede de dados com qualidade à população do interior do estado, organizações militares, órgãos públicos, entre outros. Outro projeto, o Pró-Amazônia visa garantir o apoio a pesquisadores na região amazônica, utilizando a infraestrutura disponíveis nos 24 Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) existentes na área do CMA, que abrange os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

Sistema Fecomércio, Sesc e Senac AM