Fecomércio AM promove almoço celebrando implantação da Rede Amazônica Digital

O Sistema Fecomércio Amazonas, Sesc e Senac, promoveu, na última quinta-feira, um almoço árabe, em comemoração a implantação da Rede Amazônica Digital na região. A celebração ocorreu no Salão de Festas da federação e contou com a participação do presidente da Rede Amazônica de Televisão, Felipe Daou, o diretor-superintendente e de jornalismo Milton Cordeiro, dentre outros convidados.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, José Roberto Tadros, o momento marca a terceira fase da Rede Amazônica e é fruto do esforço do empresário pela modernização da televisão na região Amazônica. “Com esse feito, é como se o Felipe Daou estivesse começando um novo negócio. Isso quer dizer pioneirismo. As coisas só acontecem por nós, não podemos esperar que outras pessoas façam isso. Esse momento só aconteceu porque é a Rede Amazônica de televisão que está promovendo. A fórmula é essa e o exemplo está aqui”, destacou.

O presidente da Rede Amazônica de Televisão informou que desde o ano passado iniciou o processo de implantação das estações de televisão digital em toda a região Amazônica. Ele explicou ainda que outra fase desse processo foi a formação de mão de obra qualificada. “Nós lançamos o projeto conscientes de que o trabalho não ia ser simples, pelas dificuldades de locomoção e da implantação dos equipamentos, além do mais difícil, que é a formação de mão de obra. O sistema digital é completamente diferente do sistema analógico. Na região não tem esse capital pessoal, tanto não tem que saímos com exclusividade na digitalização. Tivemos dois meses de curso para preparar as equipes das televisões para fazer esse trabalho”, afirmou.

O diretor do Instituto Cultural da Fundação Rede Amazônica, jornalista, escritor, historiador e apresentador Abrahim Baze lembrou que a Rede Amazônica disponibilizou a primeira televisão em cores do Brasil e foi a primeira empresa de televisão dos estados do Acre, Rondônia e Amapá. “Tenho o privilégio de trabalhar há 15 anos nessa empresa e não posso deixar de destacar que a TV Amazonas escreve nesses 40 anos uma parte da historia das comunicações na Amazônia. É uma empresa de família, onde os funcionários fazem parte da família. Vencer desafios é ter coragem de faze e é isso que a Rede Amazônica está provando agora. Ela deu oportunidade ao caboclo, ribeirinho e índio fazer televisão”, apontou o escritor que irá lançar, no próximo mês, o livro relatando os 40 anos de existência da empresa.

A Rede Amazônica promoveu a instalação de estações de televisão digitais em cinco Estados da Amazônia. As estações permitem a disponibilização do sinal digital para todos os municípios dos estados.