Fecomércio AM e representantes do setor de turismo se reúnem com secretário de planejamento do estado para debater incrementos ao setor turístico

Na manhã desta quinta-feira, o presidente em exercício da Fecomércio AM, Aderson Frota, acompanhado do presidente do sindicato das empresas de turismo no estado do Amazonas, Mário Tadros, do presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Amazonas (ABIH-AM), Roberto Bulbol e o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do estado do Amazonas, Paulo Tadros, foram à Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) apresentar ao secretário da pasta, Jório Albuquerque Filho, demandas do empresariado amazonense do segmento de turismo.

Entre os temas abordados, foram mencionados o resgate do centro histórico de Manaus, a redução do ICMS na conta de energia elétrica para as empresas do ramo hoteleiro, a centralização das secretarias do estado na região central, a melhoria da iluminação pública, além de um alinhamento das políticas e projetos entre o poder público e os empresários.

Para o secretario Jório Albuquerque, os projetos de turismo devem ter metas a longo prazo e solicitou aos empresários propostas com essas características e sugeriu novas reuniões para debater o tema e desenvolver os planos de ação. "Como será o turismo daqui a 12 ou 15 anos no Amazonas? O projeto será a "estrada", na qual chegaremos à resposta a essa pergunta", disse Albuquerque.

Segundo o secretário, já estão sendo avaliados planos para a revitalização de pontos da cidade como a antiga cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, do Centro Cultural dos Povos da Amazônia e da Alfândega.

Outro ponto de destaque, no que tange ao incentivo ao turismo, é a privatização do aeroporto Eduardo Gomes, a criação de mais um porto (carga e passageiros) em Manaus e uma maior atenção à Casa do Turismo, que reúne as empresas que representam o setor e que no momento passa por dificuldades devido à crise.

Para o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, a reunião na Seplancti foi produtiva, pois foram delineadas várias ações tangíveis, no sentido de desenvolver o turismo no estado do Amazonas.