Fecomércio AM - 68 anos dedicados ao setor comercial amazonense

Fecomércio AM  - 68 anos dedicados ao setor comercial amazonense

A Fecomércio AM completa 68 anos nesta terça-feira, 15 de março. A entidade representa o setor que é responsável pela manutenção de 300 mil postos de trabalho no estado (69% dos empregos formais no Amazonas), sendo o maior arrecadador de ICMS (53%) e outros tributos, com a maior área de abrangência e atuação (capital e interior do estado). Para esse segmento econômico, a Fecomércio AM trabalha permanentemente visando assegurar as melhores condições para a geração de resultados e o desenvolvimento social e econômico.

Durante a pandemia, a instituição atuou com o intuito de amenizar os impactos decorrentes das suspensões e restrições da atividade comercial. O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, ressalta que foi um momento de adversidades, mas a entidade, em todos as ocasiões, esteve ao lado dos empresários buscando enfrentar os desafios. “A partir de uma demanda da Fecomércio AM e da sensibilidade dos poderes executivos municipal e estadual, foram reabertos os Programas de Recuperação Fiscal (Refis), que mitigaram os impactos sobre o Comércio. Apoiamos também os programas de crédito emergencial Pronampe e Afeam Mais, que facilitaram o acesso dos empresários a linhas de capital de giro”, destaca.

Nesses 68 anos, a Fecomércio AM desenvolveu um portfólio de serviços e produtos voltados para o setor comercial. Entre as assessorias que a entidade presta aos empresários está o Certificado de Origem Digital, que atesta oficialmente a origem da mercadoria do país de exportação e especifica as normas utilizadas na negociação e estabelecidas nos acordos comerciais entre países.

A Cooperativa de Crédito dos Empresários de Manaus (Sicoob Credempresas/AM) atua como um banco, oferecendo produtos de financiamento e crédito em geral, cheque especial e desconto de títulos, além de aplicações financeiras.

O programa Jovem Aprendiz, por meio da Fecomércio Estágio, serve como um elo entre os estagiários e o mercado de trabalho e contribui para o desenvolvimento de competências de jovens entre 14 e 24 anos.

Com o Fecomércio Oportunidades, a instituição proporciona uma troca de informações entre os empresários amazonenses e pessoas interessadas em conquistar uma oportunidade de emprego.

O programa Saúde Ocupacional tem como objetivo solucionar os problemas ligados aos cuidados da saúde e segurança do trabalhador, uma equipe de trabalho multidisciplinar auxilia empresas amazonenses.

O Comércio Mais, por meio de ofertas e descontos, amplia a demanda de consumidores nas empresas parceiras. O projeto visa beneficiar estabelecimentos comerciais conveniados, que ao oferecerem descontos em produtos e serviços atrairá um número maior de consumidores.

Integra o Sistema Comércio AM, o Centro do Comércio do Estado do Amazonas (Ceceam), entidade extrassindical, que agrega comerciantes que não precisam fazer parte de sindicatos, o Centro do Comércio pode aproximar-se tanto do poder público quanto de outras associações classistas com o objetivo de cooperar com os interesses da economia local.

O Instituto Fecomércio de Pesquisa e Projetos Empresariais do Amazonas, Ifpeam, tem como objetivos: organizar e coordenar palestras, encontros, treinamentos; elaborar estudos, projetos; captar, gerar e difundir informações e conhecimentos necessários ao desenvolvimento dos setores do comércio e serviços.

A Fecomércio AM também é responsável pela coordenação de ações dirigidas aos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo por meio de seus órgãos executores Sesc (Serviço Social do Comércio) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Ao assumir a responsabilidade de gerir essas entidades sociais e defender os interesses do segmento Comercial, a Fecomércio AM evidencia, nesses 68 anos, o seu compromisso com os empresários e reforça a sua missão de assegurar as melhores condições para que continuem contribuindo com odesenvolvimento econômico e social do nosso estado.