Como parte da programação de encerramento da exposição Em Busca do El Dorado, o artista plástico e professor da Ufam Otoni Mesquita irá realizar, na próxima quarta-feira (19), às 19h, uma ‘Conversa Ilustrada’, na Galeria Moacir Andrade, no Sesc Centro. A entrada é gratuita. Durante o evento, o artista irá apresentar uma série de vídeos sobre as produções artísticas dele ao longo da carreira.
Segundo Otoni, a intenção é apresentar aspectos significativos de seu processo de criação e conduzir os participantes da atividade para a construção do El Dorado. A exposição ficará em cartaz até o dia 19.
Na ‘Conversa Ilustrada’, o artista irá apresentar objetos variados que se transformaram e assumiram diferentes configurações, imagens do primeiro caderno de desenho dele, imagens psicodélicas que ganharam destaque após ele ter começado a frequentar as aulas com Manoel Borges, na Pinacoteca do Estado (1975), além de mudanças consideráveis apresentadas em estudos de temática social que ele fez e que resultaram em sua primeira exposição individual, em 1980, denominada de Fruturbano.
Sobre o artista
O autor realizou vários ensaios a partir da coleção de cadernos e das linogravuras, gravura em metal e litogravura, realizadas no período que cursou gravura na Escola de Belas Artes no Rio de Janeiro (1980/1983). A partir de 1984 o artista iniciou uma nova fase de investigação de suportes e materiais alternativos que são apresentados em Artistas Experimentais do Amazonas, Soltando os Bichos e Fragmentos (1984).
Nas experiências mais recentes o artista apresenta trabalhos resultantes de suas investidas na infogravura ou gravura digital, retoma a pintura em tela e volta a coleta materiais e compor com instalações e performances.
A exposição que está na galeria do Sesc é uma síntese do trabalho do artista, recuperando técnicas e o experimentalismo contemporâneo, sem perder o compromisso com a prática dele.O Sesc Centro está localizado na rua Henrique Martins, 427.