Estados da Região Norte e Ministério da Justiça assinam acordo para implantação de Centro Integrado de Inteligência

O presidente em exercício da Fecomércio AM, Aderson Frota, prestigiou, nesta sexta-feira (13), solenidade de assinatura do termo de cooperação, entre os estados da região Norte, para implantação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Norte, em Manaus.

O evento ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais. Na ocasião, o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o ministro da justiça e segurança pública Sérgio Moro, que acompanhados de outros governadores e representantes dos estados da região Norte, assinaram acordo que formaliza o regime de cooperação mútua e estabelece obrigações e responsabilidades relativas à implantação e manutenção do Centro.

Durante solenidade de assinatura dos termos, o governador Wilson Lima destacou a importância da integração entre os estados, no sentido de obter avanços nas questões relacionadas à segurança pública.

“Todos sabem que nós temos uma extensão territorial muito grande, temos fronteira com Colômbia, com Peru. E o nosso grande problema, no que diz respeito à criminalidade, tem relação direta com o tráfico de drogas. Nesse centro estão representantes de todos os estados do Norte. Vai haver essa integração e o repasse dessas informações de inteligência para que a gente possa, de forma mais efetiva, combater a criminalidade, a questão do tráfico de drogas, de armas, a biopirataria, ilícitos ambientais, como o caso das queimadas e do desmatamento”, pontuou Wilson Lima.

O ministro Sérgio Moro reforçou, ainda, que o trabalho interestadual, integrado com o Governo Federal, como é o caso do que acontece no Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Norte possibilita melhores resultados no combate à criminalidade.

“A ideia é reunir agentes federais e das forças de segurança pública dos vários estados da região Norte em um mesmo ambiente, para compartilhar banco de dados e inteligência. Essa é uma iniciativa estratégica para o país inteiro. Nós temos sempre defendido que a integração é fundamental no combate à criminalidade. E a melhor forma de integrar as várias forças de segurança responsáveis é reunir todas no mesmo centro”, avaliou Moro.

Sobre o Centro – Entre as principais funções do CIISPR-Norte está a coleta, análise e disseminação de Inteligência para tomadores de decisão dos estados e demais agências de inteligência de segurança pública do país. O CIISPR-Norte é uma das entregas da Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública – um dos projetos estratégicos do MJSP – que contempla também o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N). No País, o Centro Nacional é responsável por coordenar os trabalhos, com analistas em Brasília dando suporte aos centros regionais, incluindo capacitação profissional e auxílio em situações emergenciais.

No Norte, a sede será no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Manaus, e cada Estado da região contará com servidores de Inteligência para garantir a integração e ampliar a troca de informações entre as forças policiais. Além do Centro Nacional, também já estão em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Nordeste, em Fortaleza (CE), e o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Sul, em Curitiba (PR).

*Com informações da Secom AM