​Empresa tradicional leva negócio para mídias sociais e prospecta crescimento

No mercado há 38 anos, empresa Fotografia em Porcelana ganha visualizações e novos clientes no mundo digital

No mercado há 38 anos, a empresa Fotografia em Porcelana realiza a sua migração para o mundo digital e experimenta o crescimento de visualizações e, consequentemente, nas vendas. A empresa participa do programa Senac Empresa Digital que busca inserir pequenas e micro empresas no cenário digital, por meio de capacitação direcionada aos que tem pouca ou nenhuma experiência com o marketing digital.

Segundo Israel Fêlix, que administra o negócio juntamente com a mãe, a empresa é pioneira no segmento de fotografia em porcelana e detêm exclusividade, no entanto, a procura pelo serviço ocorria, principalmente, segundo semestre do ano, devido o Dia dos Finados. Ao levar o negócio para o universo digital, as perspectivas mudaram e a projeção é de crescimento.

“Conheci uma colaboradora do Senac que buscou nosso serviço e sentiu dificuldade de nos encontrar no digital. Estabelecemos parceria, criamos o Facebook, o Instagram e o Google Meu Negócio, que não tínhamos. Antes não tínhamos presença no meio digital, a divulgação era feita apenas nos cartões presenciais, em feiras, tudo fisicamente, nada digital. Ainda sim o negocio fluía e flui até hoje e a tendência é melhorar. Sendo realista, acreditamos que vamos aumentar em 30% o montante das vendas”,

destaca.

O empresário conta que já usava as redes sociais, mas de forma pessoal e não visando a venda e o comércio. Conforme Israel, a capacitação tem o ajudado a encontrar outras alternativas para divulgar o negócio, e persistir para vencer a crise provocada pela pandemia da Covid-19.

“Temos aprendido como divulgar, como fechar negócio, como atender o cliente pelas redes sociais e outros pontos. Todo comerciante sentiu bastante, principalmente aqueles que, por determinação de decreto, não puderam abrir, por não serem serviço essencial. Os cemitérios foram fechados, as pessoas não puderam encomendar para prestar homenagens aos seus entes queridos, ficamos quase um ano de portas fechadas, mas graças a Deus sobrevivemos e agora estamos olhando para o futuro”, conta.

Para Igor Félix, responsável pela parte artística na porcelana, a participação na capacitação tem contribuído para que o negócio alcance uma nova cartela de clientes.

“Temos aproveitado bastante coisa da capacitação, afinal, trabalhar com a internet era algo que já tínhamos ouvido falar, sobre o uso das mídias sociais para divulgar a empresa, usando o Google. O que temos percebido é que a demanda tem aumentado e as pessoas estão buscando mais o nosso serviço”, complementa.

Senac Empresa Digital

De acordo com o gestor do Centro de Informática do Senac Amazonas (CIN), Nailson Andrade, unidade criadora do programa Senac Empresa Digital, as pequenas e micro empresas que tiverem interesse em conhecer mais sobre a capacitação podem entrar em contato nos telefones 92- 99199 3575/ 9 8414 7076 ou pelas redes sociais @senacamazonas. A equipe fará uma visita, entender o negócio e propor os próximos passos.

Ele reforça que o crescimento é tangível e pode ser medido, como ocorre com a Fotografia em Porcelana.

“Fizemos um trabalho de organização da marca, de criação visual, e é de colocar nas mídias sociais, conectando o cliente à empresa a partir do marketing digital. Eles passaram a ter Instagram, Facebook, Google Meu Negócio e o WhatApp Business. Um detalhe importante é que na medida em que a empresa começou a subir para o mundo digital, ela passou a ser mais acessada. Em termos de visualização a empresa aumentou quase 88%. No Google é possível visualizar a empresa deles, ou seja, há mais pessoas achando, ligando e tendo acesso ao serviço deles”, finaliza.