Um grupo formado por 13 orientadores educacionais e coordenadores pedagógicos do Sesc de Manaus e de sete municípios do interior do Estado participaram de três de dias de formação para implementação do projeto “Espaço de Leitura Sesc” do Departamento Nacional (DN). O treinamento ocorreu entre os dias 11 e 13 deste mês.
Segundo o professor Rodrigo Peixoto de Abreu, da Gerência de Educação do Sesc nacional, o projeto piloto é direcionado aos estados da região Norte do país e pretende incentivar a leitura. Cada unidade receberá um acervo literário de obras que ficará disponível nas salas de aula do e obedecerá critérios de faixa etária e segmento educacional.
A previsão é que o Espaço de Leitura Sesc seja implantando em todos os estados da região até 2019. Conforme o professor, o DN está em processo de compra do acervo e, atualmente, tem realizado a capacitação dos educadores da entidade para torná-los incentivadores e formadores de bons leitores.
“Estamos fazendo a formação para dialogar com os orientadores de unidade e coordenadores pedagógicos para sensibilizar sobre a importância do trabalho de leitura, para conhecer o que vem sendo feito nas unidade e também estimular os professores a usarem novas ferramentas, a serem criativos no uso do acervo que estará disponível nas salas”, disse.
Além dos representantes da capital, educadores das cidades de Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé participaram da formação que ocorreu no Sesc Balneário. Para a coordenadora pedagógica de Itacoatiara, Vanessa Macedo, os dias de formação foram proveitosos.
“Foi um aprendizado imenso, grandioso, intenso e enriquecedor. Já realizamos um trabalho voltado a leitura no município e vamos, agora, dinamizar o projeto. Vou levar parte do que aprendi para minhas professoras para aplicarmos junto aos alunos. O principal de tudo é fazer com que os alunos também sejam bons leitores, contou.
O professor Rodrigo acredita que a leitura contribui com a argumentação, sensibilidade, inteligência e, segundo ele, desperta o que há de mais bonito no ser humano.
“A leitura literária amplifica a possibilidade humana e contribui com a formação. As pessoas quando fazem o exercício da imaginação se colocam no lugar de outas pessoas que não conhecem ou diferentes delas e conseguem perceber que ali há outro ser humano. O mundo é bem melhor quando as pessoas conseguem ver através dos outros e a literatura é um excelente caminho de humanização”, finalizou.
Rondônia e Roraima serão os próximos estados a receberem a formação do Departamento Nacional. A unidade do Sesc Pantanal, vinculado ao DN, será um dos polos que receberá o projeto e também deverá passar pelo processo de formação. A previsão é que a fase de treinamento seja concluída ainda neste ano e a implementação total do ‘Espaço de Leitura Sesc’ seja realizada em 2019.
Assessoria de Comunicação Sistema Fecomércio, Sesc e Senac AM