Economia aquecida no Amazonas: Comércio projeta crescimento de compras em lojas físicas no Dia dos Namorados

Por Amanda Evangelista - Advogada e Economista

O famoso Valentine's Day (Dia de São Valentim) ou Dia dos Namorados foi criado em 1948 pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr, instituído como estratégia de marketing para aumentar as vendas no meio do ano, que apresentavam um baixo volume de negócios. Atualmente, o Dia dos Namorados já é a terceira melhor data para o comércio no País — atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

Com o Dia dos Namorados (12 de junho) se aproximando, o comércio amazonense se aquece para uma temporada de lucros promissores, impulsionados pelo desejo de presentear e compartilhar momentos especiais. Conforme os dados obtidos pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), 83% dos entrevistados declararam preferência pelo comércio presencial, e apenas 13% no comércio online.

Os locais favoritos para realizar as compras presencialmente são os Shoppings da cidade (70%), centro da cidade (16%), lojas de bairro (12%) e Hipermercados (2%). O comércio físico deve se preparar para o aumento da demanda, investir em produtos, e mostrar que está atento às tendências, usar estratégias de comunicação visual atrativas com impressos faz toda a diferença para converter o público em cliente.

Dentre as opções de compras mais indicadas são vestuários, cosméticos, artigos de luxo como jóias e relógios, refeições especiais. Foi demonstrado, também, que sete em cada dez dos consumidores, além de presentear, pretendem ainda comprar algum produto ou serviço para se preparar para o Dia dos Namorados, segundo o levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito SPC Brasil.

Entre as formas de pagamento que os consumidores pretendem utilizar para presentear, destaca-se o pagamento à vista (Cartão de Débito, dinheiro, PIX) como a principal modalidade (50%), logo em seguida a escolha pelo cartão de crédito (44%), e o Crediário e Carnê da própria loja (6%). O aumento das compras à vista se justifica pela restrição de crédito ao consumidor e altas taxas de juros.

Em 2023, o pagamento à vista aparecia com apenas 16%, isso demostra uma a evolução de 200% deste meio de pagamento em relação ao ano passado. Para os consumidores, a principal vantagem das compras à vista é a possibilidade de obter descontos significativos, sem necessidade de parcelar; para os lojistas, as vendas à vista representam uma entrada imediata de capital, melhorando o fluxo de caixa e reduzindo a dependência de crédito. Isso permite que os comerciantes invistam em estoque, melhorias na loja e campanhas de marketing, potencializando ainda mais as vendas.

Além disso, as compras à vista evitam o acúmulo de dívidas e juros, contribuindo para uma gestão financeira mais saudável. Já que o momento é de fazer reservas e não se endividar, pois o pagamento parcelado de presentes pode prejudicar o pagamento de contas básicas no futuro.

O Dia dos Namorados é um investimento para todos os setores, e isso é visto quando se pesquisa os presentes que são tendências para o ano de 2024. Com a expectativa de crescimento de compras físicas, o foco é oferecer produtos e experiências únicas aos consumidores, o Dia dos Namorados promete ser não apenas uma data de celebração do amor, mas também uma oportunidade para impulsionar os negócios e fortalecer os laços com os clientes.