Metodologia e tecnologia garantem diversos canais de contato entre alunos e professores, e com os próprios colegas da educação a distância.
Estudar quando e onde quiser é uma das principais vantagens da EAD. Muita gente vem aderindo, e cada vez mais, à modalidade. Mas é comum que o aluno tenha dúvidas: poderei fazer perguntas ao professor? E os colegas, será que terei uma turma? Há canais de contato com eles?
Sim, sim e sim. Até porque a metodologia do Senac propõe essa interação. E a tecnologia dá todo o suporte.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
As conversas ocorrem principalmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A plataforma é usada por alunos, professores e coordenadores de cursos EAD, e inclui canais que facilitam toda essa comunicação.
É nesse ambiente que são realizados aulas, encontros, esclarecimentos, debates e outras atividades. É parecido com os cursos presenciais. A diferença é que as pessoas estão a distância. E com uma vantagem: na EAD, você interage na hora que quer, não em um horário predeterminado.
Veja alguns exemplos dessa interação:
E-mails – você pode enviar mensagens a apenas um destinatário ou a um grupo de pessoas. E o conteúdo fica restrito aos envolvidos.
Fóruns – ficam disponíveis o tempo todo e, portanto, acessíveis a qualquer hora. São usados para o aluno tirar dúvidas com o professor à vista de todos, permitindo que os colegas peguem carona nas perguntas e nas respostas. E também para debates sobre temas específicos propostos pelos docentes. Existe ainda o Fórum Hora do Café, dedicado a bate-papos entre alunos, sem mediação de docentes.
Webconferências – deu vontade de uma conversa em tempo real? Use a webconferência. Ela funciona como aula para apresentação de novos conteúdos à turma, para correção de exercícios online ou para revisão de temas antes das provas. O aluno fala com os professores em vídeo ou chat. Como são gravadas, essas conversas podem ser vistas depois por quem "perdeu" a aula ao vivo – mas aí, é claro, sem a interação ocorrida em tempo real. A webconferência é também bastante usada nos bastidores, para reuniões entre coordenadores de curso e ainda com os professores.
Turmas – no Ambiente Virtual de Aprendizagem, cada aluno tem um perfil, no qual registra dados como nome, idade e cidade onde mora. Dá ate para colocar foto. Diante desse "crachá virtual", os estudantes identificam os colegas de turma, ficando mais fácil para trocar ideias entre si. Muita gente cria grupos virtuais também em plataformas como o Facebook e o WhatsApp, com a participação ou não dos docentes.
Cutucadas – o aluno EAD é acompanhado de perto. O Ambiente Virtual de Aprendizagem inclui um canal para o professor monitorar os alunos menos participativos, seja nas aulas, seja nos fóruns. Ou ainda identificar aqueles com desempenho insatisfatório nas provas. Isso permite que o docente envie alertas e se coloque à disposição para ajudar.
Blogs e wiki – são outras formas de interação, ainda em caráter experimental. O wiki é um espaço coletivo de troca de conhecimentos. Os dois projetos estão em fase piloto em cursos de graduação do Senac EAD e são coordenados por professores.
Presencial – encontros presenciais são realizados periodicamente nos polos. O Senac EAD oferece cerca de 300 endereços em todos os estados e no Distrito Federal. Conheça os polos.
Em resumo – ao contrário do que possa parecer, as possibilidades de interação do aluno na EAD são muitas e eficientes. Por isso, aproveite todas elas para expor suas ideias, aprender com a turma e tirar qualquer dúvida.