Duas alunas do Centro de Educação do Sesc Amazonas passaram no processo seletivo e irão estudar na Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), no Rio de Janeiro, a partir de 2013. As estudantes Adelid Queiroz

Duas alunas do Centro de Educação do Sesc Amazonas passaram no processo seletivo e irão estudar na Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), no Rio de Janeiro, a partir de 2013. As estudantes Adelid Queiroz

Duas alunas do Centro de Educação do Sesc Amazonas passaram no processo seletivo e irão estudar na Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), no Rio de Janeiro, a partir de 2013. As estudantes Adelid Queiroz, 14, e Myrna Silva,14, participaram da seleção da instituição, iniciada em agosto deste ano. O resultado foi anunciado na última semana e o ano letivo na instituição irá iniciar em fevereiro de 2013.

O processo seletivo da escola foi realizado em duas fases: a prova escrita e as entrevistas. No total, 159 candidatos de Manaus, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Itacoatiara participaram do processo. De acordo com a estudante Adelid, a aprovação das alunas é fruto do esforço nos estudos e do apoio da família e professores do Sesc. “No começo nos inscrevemos apenas para testar conhecimento mesmo, não tínhamos muita esperança de passar. No decorrer do processo e com os resultados positivos fomos pegando confiança e agora estamos muito felizes”, destacou.

Myrna relatou que, antes de se inscrever no processo seletivo, ela e Adelid buscaram informações sobre a Esem e assistiram a vídeos sobre o funcionamento da escola e metodologia da seleção. “Quando me inscrevi para fazer a prova e até no período de entrevistas fiquei um pouco nervosa pensando em como seria morar em outro estado sem meus pais, mas, depois que pesquisei e falei com alunos do Amazonas que já estão lá, estou mais tranquila e motivada”, disse.

Para as alunas, o medo de morar longe dos familiares foi superado e está dando lugar a expectativa e determinação em se dedicar ainda mais aos estudos. Após concluir o Ensino Médio, Myrna pretende cursar Engenheira Civil e Adelid Engenharia Química. “Sei que damos um passo muito importante para o nosso futuro profissional e estamos muito felizes por isso”, apontou Adelid.

Equipe coordenou processo no Amazonas   

Uma equipe formada por pedagogos, psicólogos e pela diretoria do Centro de Educação do Sesc conduziram o processo seletivo da Esem no Amazonas. A divulgação do certame foi iniciada em maio, com visitas técnicas também nos municípios do interior do Estado.

De acordo com a diretora do centro de educação, Jacqueline Gisler, a equipe amazonense contou com apoio de técnicos na Esem no processo. “Durante as etapas sentimos a adesão tanto dos alunos quanto das famílias deles e isso é um fator importante que faz com que possamos acreditar cada vez mais no processo”, afirmou.

Além das duas alunas do Centro de Educação do Sesc Amazonas, também foram selecionados os amazonenses Edwilson Rodrigues, Bruna dos Santos, Ingrid Rodrigues e Lúcia Myra Bastos. Atualmente há 18 estudantes do Amazonas cursando o Ensino Médio da Esem.