De autoria do deputado estadual Rozenha, a Lei Estadual nº 7.423, de 24 de março de 2025, institui o Dia S de Valorização e Reconhecimento do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e Sindicatos Filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM). Com a sanção governamental, a data, proposta no Projeto de Lei nº 558/2024, passa a ser comemorada anualmente em 16 de maio, integrando o Calendário Oficial de Eventos do Estado.
A nova lei tem como objetivo destacar a importância das atividades desenvolvidas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para o desenvolvimento social, cultural e educacional da população amazonense.
Para celebrar o Dia S, o Poder Público Estadual poderá realizar atividades, eventos e campanhas educativas, em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Amazonas, com o propósito de ampliar o conhecimento da população sobre a atuação e a relevância dessas instituições para a sociedade.
O Amazonas se junta a outros estados brasileiros, como Bahia, Pernambuco, Roraima, Tocantins, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro, que já oficializaram o Dia S do Comércio, reforçando a importância do setor terciário para o desenvolvimento sustentável do país.
Sistema Comércio no Amazonas
Em 2024, o Sesc-AM contabilizou 5.682 alunos matriculados na educação, serviu mais de 207 mil refeições e realizou mais de 28 mil atendimentos em saúde. Na cultura, promoveu 157 ações, com público superior a 558 mil pessoas, e, no lazer, beneficiou mais de 18 mil pessoas. O programa Sesc Mesa Brasil distribuiu mais de 1 milhão de quilos de alimentos, e mais de 5 mil idosos participaram das atividades do Trabalho Social com Grupos.
Já o Senac-AM, em 2024, atendeu 213 empresas do comércio, serviços e turismo, beneficiando 3.700 colaboradores, e realizou mais de 51 mil atendimentos, 24 mil matrículas em cursos e 27 mil participações em ações extensivas.
Por ano, o Senac-AM capacita mais de 50 mil pessoas para o mercado de trabalho e o Sesc-AM atende cerca de 273 mil pessoas, com serviços nas áreas de saúde, assistência, educação, lazer e cultura.
Semana S
A sanção da lei marca as comemorações da Semana S, o maior evento integrado do Sistema Comércio brasileiro que vai levar cidadania e entretenimento aos cidadãos, além de palestras para incentivar o desenvolvimento e a inovação do comércio e dos serviços no País.
A Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, idealizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), será realizada em Manaus e em 9 municípios do Amazonas, nos dias 11 a 17 de maio. A programação completa será disponibilizada no site: semana-s.portaldocomercio.org.br .