Para o comércio, o mês de junho é sinônimo de movimentação econômica em decorrência do Dia dos Namorados. Para avaliar o perfil do consumidor e o impacto econômico da data no comércio manauara, a Fecomércio ouviu 400 pessoas em Manaus.
A Pesquisa Fecomércio de Intenção de Compras para o Dia dos Namorados revela que a melhor situação financeira das famílias manauara neste ano deve garantir maior movimento de vendas para o comércio até o próximo dia 12 de junho. O aumento na expectativa de gasto médio dos consumidores também aponta que haverá melhora no faturamento das empresas. Ainda assim, os consumidores estão preferindo pagamento à vista para esquivar-se das dívidas, além da busca pelos descontos, melhores preços e atendimento de qualidade.
Resultados
O perfil dos consumidores manauara que estão nas ruas para as compras de Dia dos Namorados é bem equilibrado. A pesquisa apontou que 8,0% dos 400 consumidores entrevistados relataram receber renda familiar mensal de até um salário mínimo (R$ 622,00), sendo que a maioria (44,5%) relatou receber renda mensal entre mais de um e dois salários mínimos (R$ 623,00 a R$ 1.244,00). Observou-se ainda que apenas 1,5% dos entrevistados declararam receber renda mensal superior a R$ 9.952,00.
Quanto à expectativa econômica do consumidor, observou-se que 58,5% acreditam que a economia do Amazonas para os próximos seis meses estará um pouco ou muito melhor que a atual, já 39,0% relataram que permanecerá inalterada e 2,5% acreditam que estará um pouco ou muito pior.
Em relação à oportunidade de emprego em Manaus, comparada ao mesmo período do ano passado, observou-se que 32,7% dos entrevistados relataram estar um pouco ou muito mais difícil conseguir um emprego. No entanto, constatou-se que 39,5% dos entrevistados indagaram que conseguir um novo emprego está um pouco ou muito mais fácil quando comparado com o mesmo período do ano passado. Já para 27,8%, as chances de recolocar-se no mercado de trabalho permanecem inalteradas.
Nesse mês observou-se aumento nas intenções de compra para os bens de natureza pessoal, com destaque para os setores de vestuário (27,5%), calçados (13,8%), tecidos (10,0%), utilidades domésticas (7,8%), celular (7,5%) e materiais de construção, que apresentou 7,3%.
Além dos itens indicados anteriormente, foi indagado ao consumidor se o mesmo pretendia comprar algo específico para o dia dos namorados, onde 59,8% (239/400) responderam afirmativamente, sendo que destes, a grande maioria (76,2%) ainda não sabem o que comprar.
A Pesquisa Fecomércio de Intenção de Compras para o Dia dos Namorados levantou também a expectativa de gasto dos consumidores para a data. Em Manaus, a maioria (51,4%) pretende gastar entre R$ 51,00 e R$ 200,00, com valor mediano de R$ 100,00. Observou-se ainda que 1,3% dos consumidores estão dispostos a gastar mais R$ 1.000,00 com o presente.
Os locais de maior movimentação devem ser as lojas do comércio do centro da cidade. Esta opção foi escolhida por (57,5%) dos entrevistados. Expressiva também deve ser a participação dos shoppings (27,3%).
Os consumidores foram indagados sobre quais os fatores que influenciam na escolha do local de compras, onde a maioria (46,3%) apontou os preços, seguidos da variedade de produtos (34,8%), variedade de lojas (28,3%), promoções (22,0%), segurança (15,8%), localização (14,8%), climatização (9,5%) e estacionamento que apresentou 3,5%.
Para quitar as compras, a maioria dos consumidores manauara revelou preferência pelo pagamento à vista ((74,5%). Em seguida aparece o pagamento por meio do cartão de crédito que representou 25,5%.
Para a Fecomércio, a explicação está na melhora da situação financeira do manauara.Quanto à expectativa econômica para os próximos seis meses, mais da metade (58,5%) dos entrevistados relataram que a situação estará melhor do que a observada atualmente.
Na análise da situação financeira da família, observou-se que 58,3% dos consumidores afirmaram que melhorou, quando comparada há seis meses a trás.
Em relação à empregabilidade, o índice deste mês revelou que 39,5% dos entrevistados acreditam que as chances de conseguir um novo emprego estão melhores que as domesmo período do ano passado. Para os próximos três meses, observou-se que 36,5% dos consumidores acreditam que as chances de arranjar um novo emprego estarão um pouco ou muito mais fáceis que a atual.
Além da procura pela melhor forma de pagamento para evitar as dívidas, a pesquisa Fecomércio também indica que os manauaras estarão atentos às ações oferecidas pelas lojas neste Dia dos Namorados. Os melhores preços são considerados pela maioria o principal atrativo da compra no Centro da cidade (77,0%), seguidos da variedade de produtos (50,0%), variedade de lojas (43,5%) e promoções (38,3%), são os principais atrativos considerados. Já a localização (70,5%) e a variedade de produtos (24,5%) são os fatores que levam os consumidores a fazerem compras no comércio local. Quem costuma fazer compras em shoppings leva em consideração principalmente à segurança (53,2%), climatização (34,9%) e o estacionamento (26,9%).