A Pesquisa Fecomércio de Intenção de Compras para o Dia das Mães revela que neste ano a data será positiva tanto para empresários, quanto para consumidores. O valor médio das compras aumentou em relação a 2011 e promete presentes em torno de R$ 125,00 em Manaus.
Nesse mês observou-se aumento nas intenções de compra para os bens de natureza pessoal, com destaque para os setores de vestuário (28,8%), calçados (14,8%), tecidos (10,8%), utilidades domésticas (8,5%), celular (7,5%) e materiais de construção, que apresentou 7,3%.
Além dos itens indicados anteriormente, foi indagado ao consumidor se o mesmo pretendia comprar algo específico para o período do dia das mães, onde 74,3% (297/400) responderam afirmativamente, sendo que destes, a grande maioria (75,8%) ainda não sabem o que comprar.
Quando indagados o quanto os consumidores pretendem gastar com o presente do dia das mães, constatou-se que a maioria (54,5%) pretende gastar entre R$ 51,00 e R$ 200,00, com valor mediano de R$ 125,00. Observou-se ainda que 2,0% dos consumidores estão dispostos a gastar mais R$ 1.000,00 com o presente.
Quanto ao local onde os consumidores costumam fazer compras, a preferência de 56,0% dos entrevistados continua sendo o centro da cidade. Entretanto, 27,0% preferem fazer suas compras no comércio local e 16,8% nos shoppings da cidade.
Em suas compras, os consumidores utilizam a modalidade “A Dinheiro ou Débito Automático” como principal forma de pagamento (53,0%), no entanto, os pagamentos por meio do cartão de crédito representaram 46,0%. Já os consumidores que utilizam o crediário como forma de pagamento representaram 0,5% do total.
Quanto à expectativa econômica do consumidor, observou-se que 67,8% acreditam que a economia do Amazonas para os próximos seis meses estará um pouco ou muito melhor que a atual, já 28,5% relataram que permanecerá inalterada e apenas 3,7% acreditam que estará um pouco ou muito pior.
Em relação à situação financeira familiar, constatou-se que para 49,0% dos consumidores entrevistados não mudou quando comparada ao mês anterior. Entretanto, para 49,8% dos consumidores a situação financeira da família está um pouco ou muito melhor, e para 1,2% está um pouco pior.
Ainda em relação à situação financeira da família, 48,8% dos consumidores afirmaram que a situação financeira familiar atual, comparada há seis meses, permanece igual. No entanto, para 50,0% a situação.