Consumidores dispostos a presentear no Dia dos Pais

Consumidores dispostos a presentear no Dia dos Pais

Se depender da vontade do consumidor, a primeira data comemorativa do segundo semestre irá esquentar o varejo. É o que mostra a Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor (ICC), realizada pela Fecomércio Amazonas, que apontou que 57,5%, 230 dos 400 consumidores entrevistados pretendem presentear os pais no seu dia.

Os artigos de vestuário lideram a lista de pretensão de compras, respondendo por (54,9%) dos entrevistados que pretendem presentear os pais, seguidos por calçados (12,0%).

Grande parte  dos consumidores entrevistados (30,9%) pretende gastar entre R$ 201 e R$ 400, com valor mediano de R$ 220. A seguir estão aqueles 1,7% que esperam desembolsar entre R$ 901 e R$ 1.000 com o presente.

Quanto ao local para realizar as compras, (67,0%) prefere o centro da cidade. Entretanto, observou-se que (20,5%) preferem fazer suas compras no comércio local e (12,%) nos shoppings da cidade. A pesquisa mostra, ainda, que o estímulo para o consumidor ir às compras está, primeiramente, nos preços baixos (48,3%), nas promoções (34,5%), variedade de produtos (26,5%), variedade de lojas (22,5%), localização (14,5%), segurança (9,8%), climatização (7,0%) e estacionamento que apresentou (6,8%).

A grande maioria dos consumidores utiliza a modalidade “a dinheiro ou débito automático” como principal forma de pagamento, com 55,7% do total, no entanto, os consumidores que costumam realizar seus pagamentos por meio de cartão de crédito já representam 37,3% do total, deixando o crediário em terceiro lugar com 6,5%.