Consumidor pretende gastar, em média, R$ 330 com material escolar

O consumidor amazonense pretende gastar, em média, R$ 330 com o material escolar, segundo a Pesquisa de Intenção de Compras e Confiança do Consumidor, da Fecomércio Amazonas. A pesquisa revelou que 21,5% pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200 e 4,6% declararam que pretendem gastar até R$ 100. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM).

Quanto ao local onde os consumidores costumam fazer compras, a preferência de 61,2% dos entrevistados continua sendo o Centro da cidade. A pesquisa destacou ainda que 20,8% dos consumidores preferem fazer suas compras nos shoppings e 18% no comércio local.

Nas compras, a maioria dos consumidores (49,8%) afirmou utilizar a modalidade “A Dinheiro ou Débito Automático” como principal forma de pagamento e 49% relataram usar o cartão de crédito. Já os consumidores que utilizam o crediário representam apenas 1,2%.

Confiança do Consumidor

A pesquisa avalia a situação econômica na cidade de Manaus, a partir da percepção individual dos entrevistados e das impressões deles sobre a economia local. A maioria (47,3%) dos consumidores relatou que a situação econômica atual, quando comparada a janeiro de 2013, encontra-se um pouco ou muito melhor, 52% relataram que permanece igual e 0,7% um pouco pior.

Quanto à expectativa econômica dos consumidores, a pesquisa aponta ainda que 51,8% acreditam que a economia do Amazonas para os próximos seis meses estará um pouco ou muito melhor, 48% relataram que permanecerá inalterada e 0,2% acreditam que estará um pouco pior do que a situação atual.

Em relação à empregabilidade em Manaus, comparada com o mesmo período do ano passado, 28,2% dos entrevistados relataram estar um pouco ou muito mais difícil conseguir um emprego e 33% relataram que está um pouco ou muito mais fácil.