Comissão percorre a BR-319 de Humaitá a Manaus

A Fecomércio AM acompanha e apoia a comitiva com autoridades, que na data de hoje, 27, percorrem os 655 quilômetros da BR-319 e que visa intervir para que o Ibama retire o embargo à manutenção, pelo DNIT, do trecho de 405 quilômetros da rodovia. Nesta manhã, setenta veículos partiram de Humaíta com destino à Manaus, compõe a comissão, os senadores Acir Gurgacz (RO), Valdir Raupp (RO) e Vanessa Grazziotin (AM). Estão presentes na ação, Osvino Juraszek (Fecomércio RO), o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, dezesseis deputados rondonienses, representantes do Dnit, da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia e a polícia rodoviária federal. A comissão deve chegar a Manaus à noite. Amanhã, às 10:00h ocorrerá audiência pública na Assembleia Legislativa do AM.

BR-319

A rodovia BR-319 possui 877 Km, foi entregue na década de 70, totalmente pavimentada e teve duração operacional de aproximadamente 15 anos. Devido aos não investimentos em manutenção da rodovia, chegou a ficar completamente intransitável.

Em 2005, o Ministério dos Transportes, através de seu órgão executor, o Dnit, retomaram a manutenção da via. O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos naturais renováveis, liberou as obras de revitalização das vias da BR-319 entre o Careiro da Várzea/AM até o quilômetro 250 e do 655 até Porto Velho/RO. Os trechos foram repavimentados e todas as ações para conservação foram tomadas. Atualmente, resta a recuperação entre o quilômetro 250 e 655. O trecho foi embargado pelo Ibama com a alegação de que haveria impactos ambientais.

Fecomércio – Sesc e Senac AM