Brasil-Argentina: rodada de negócios multisetoriais reúne cerca de 190 empresas

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio) recebeu nesta segunda-feira (01/10), para uma rodada de negócios que aconteceu no Tropical Hotel, uma comitiva de aproximadamente 55 empresários argentinos dos setores de alimento, bebida, cosmético, materiais de construção, móveis, entre outros – a delegação veio acompanhada do secretário de desenvolvimento de Investimento e Promoção Comercial embaixador Carlos Bianco.

Os empresários do país vizinho tiveram encontros com cerca de 135 empresários da Amazônia.

De acordo com o presidente da Fecomércio AM Dr. José Roberto Tadros a rodada representa um esforço bilateral para que empresas brasileiras e argentinas conheçam mais os produtos vizinhos e assim realizem mais negócios.  “ O MERCOSUL só chegava até São Paulo, nós estamos estendendo e abrindo as expectativas. Se forem firmados negócios , podemos sair da sombra dos outros estados do Sudeste ”, disse Dr. Tadros.

O evento é resultado da visita que o presidente da Fecomércio Amazonas Dr. José Roberto Tadros, fez ao país no início deste ano propondo estreitar o vínculo entre a região da Amazônia e a República Argentina e também intercambiar informações sobre a atualidade política e empresarial do Brasil e Argentina e as possibilidades que o Mercosul oferece a ambos os países, além de organizar uma rodada de negócios na cidade de Manaus para empresários argentinos e brasileiros.

Segundo o embaixador Carlos Bianco, a missão comercial é um passo para resolver os obstáculos e que os problemas bilaterais se resolvem com mais comércio.

“Esperamos agora ser exportadores diretos da Região Norte, a Argentina é uma grande exportadora de produtos no Brasil. Aqui na região norte importa bastante produtos da Zona Franca de Manaus  e exporta muito pouco, agora com a ajuda do Dr. Tadros, presidente da Fecomércio , vamos mudar isso, iremos exportar nosso produto diretamente para a Região Norte, sem ter que ser intermediado por outros estados”, disse Bianco.

Segundo o Embaixador as negociações diretas com a Amazônia ainda não tinham se realizado por falta de conhecimento dos empresários Argentinos.

Para o presidente da Fecomércio do Amapá Ladislau Pedroso Monte que é do segmento de materiais de construção, a iniciativa da Fecomércio para Rodada de Negócios foi excelente. “Espero que não seja a última Rodada de Negócios e que esse elo possa se fortalecer para que não tenhamos mais que depender de São Paulo para podermos comprar alguns produtos que chegam aqui mais caro”, enfatizou. “A iniciativa da Fecomércio Amazonas foi muito importante, ela foi buscar o que realmente os empresários precisavam”, completou.

O presidente da Fecomércio de Rondônia também aprovou a idéia e elogiou a iniciativa da Fecomércio Amazonas: “A aproximação entre a Argentina e a Amazônia é muito importante, vejo como salutar ao desenvolvimento”, disse.