Com previsão de atendimento de mil alunos até agosto de 2014, iniciam nesta semana as atividades do projeto Balsa Escola do Senac Amazonas. Este ano, a Balsa está instalada na Estação Naval da Marinha, por meio de um Termo de Cooperação firmado entre o SENAC e o Comando do 9º Comando Naval, para realização de atividades de educação profissional. O público alvo da programação são militares e servidores civis, ativos e inativos da Marinha do Brasil e seus dependentes.
Segundo a diretora do Senac Amazonas, Silvana Ferreira, a previsão é atender mais de mil alunos em mais de 40 turmas, com o apoio dos parceiros do projeto. “É um compromisso assumido e teremos programação para atender aos anseios do público interessado”, destacou.
Na avaliação do Almirante Domingos Sávio, a parceria com as instituições poderá render excelentes frutos. “A partir daí, podemos fazer novas ações e associações futuras com as entidades.”
As atividades (cursos, oficinas e palestras) serão realizadas pelo Senac Amazonas em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Centro de Educação tecnológica do Amazonas e Serviço Social do Comércio.
A Balsa Escola abriga quatro laboratórios que atendem as demandas dos segmentos mais solicitados pelos Municípios: Laboratório de Informática com capacidade para 21 máquinas oferecendo um número expressivo de cursos; Laboratório de Saúde, Laboratório de Imagem Pessoal possibilitando formar Cabeleireiro, Manicure, sempre uma oferta responsável conforme a configuração do mercado do município; Laboratório de Turismo e Hospitalidade que forma, garçom, capacitando pessoas para segmento de gastronomia e trabalha na formação dos manipuladores de alimentos.
Entre as atividades a serem ofertadas, estão palestras de Marketing Pessoal, sucesso profissional, Relações Interpessoais e Autoestima, cursos de Manicure e Pedicure, Operador de Telemarketing, Auxiliar Administrativo, Organizador de Eventos, entre outros.
Em atividade desde 2000, a Balsa Escola já qualificou mais de 8 mil pessoas, nos municípios de Parintins, Maués, Barreirinha, Nhamundá, Borba, Barcelos e Manaus.