Artigo - Comércio, em novo porto de honra, celebra conquistas de 2023

Osiris M. Araújo da Silva

No último dia 20 de dezembro a Associação Comercial do Amazonas (ACA), à frente o presidente Jorge Souza Lima, promoveu a confraternização de final de ano do setor, quando reuniu diretores da Casa, comerciantes, lideranças sindicais, empresariais e autoridades. A solenidade contou com a presença do presidente da Federação do Comércio do Amazonas (FECOMÉRCIO), Aderson Frota; do superintendente-adjunto executivo da SUFRAMA, Luiz Frederico Oliveira de Aguiar; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço Júnior; do Vice-presidente da FIEAM, Nelson Azevedo, do diretor Dahilton Cabral, do 2o. vice-presidente Bruno Pinheiro, do ex-diretor Ambrosio Assayag e do presidente do sistema Rádio e TV Encontro das Águas, Oswaldo Lopes Filho, representando o governador Wilson Lima. Na oportunidade foi servido o Porto de Honra, uma tradição de mais de um século, de origem portuguesa, herdada da comunidade Luso Brasileira fundadora da ACA e que faz parte do calendário de confraternização e comemoração das conquistas realizadas a cada final de ano.

Relatório da ACA apresentado pelo vice-presidente Paulo Couto, dentre tantos resultados relevantes, salienta que “por força de suas inúmeras representações institucionais e sua consagrada imagem, a ACA tem participado de muitas atividades promovidas por diversos órgãos dos poderes constituídos, nas três esferas de governo, pugnando pela defesa da atividade comercial, da livre iniciativa e do bem estar da sociedade. O documento destaca a implementação do CMEC - Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura sob a coordenação estadual da diretora Safira Pinheiro e municipal da diretora Sara Lima Catunda. O Conselho é vinculado à CACB - Confederação das Associações Comerciais do Brasil.

O relato igualmente fez referência à implantação, em 28 de novembro passado, do Conselho de Jovens Empreendedores do Amazonas e o primeiro encontro de Estudantes de Gestão Comercial e Empreendedorismo do Amazonas, coordenado pelo Diretor 1º Secretário Mário Lúcio Covas, com a participação do Diretor Juarez Balduino, do Consultor Geovanni Cavalcante e da Consultora do SEBRAE Alessandra Moreno. O evento marcou o renascimento da participação dos jovens na estrutura da ACA.

Em termos de resultados, conforme relatório técnico da FECOMÉRCIO o setor manteve a média de 53% do total do recolhimento de ICMS do Estado (58,16% no primeiro semestre). Outros indicadores relevantes: no mês de agosto de 2023, dos 492 mil postos de trabalho gerados, o setor comercial respondeu por 338.000 empregos formais, ou seja, 68,8% do total, enquanto o setor industrial contribuiu com 123.000 (25%), a construção civil, 26.000 (5%) e o setor agropecuário, com 4.800 (cerca de 1%).

Sobre as vendas, 2023 foi considerado também um bom ano. De fato, o comércio varejista de Manaus, segundo Pesquisa de Sondagem de Vendas realizada pela FECOMÉRCIO por meio do Instituto de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), apresentou resultados positivos nas vendas durante o Black Friday e o Natal. Foram abordadas, nos dias 26 e 27 de dezembro, 291 empresas do comércio nos shoppings da cidade (57%), no centro (34%) e nos bairros (9%), segundo as quais, durante a Black Friday 2023, 37% dos entrevistados disseram que houve aumento nas vendas, enquanto no Natal, 46% dos entrevistados responderam positivamente.