Em um gesto de solidariedade e compromisso com a ressocialização, os alunos do curso de Aprendizagem em Serviços de Vendas e Administrativos do Senac Amazonas realizaram a campanha de arrecadação de livros ‘Um novo capítulo’. A iniciativa, que faz parte do projeto Laboratório Juventudes, busca incentivar a leitura entre os detentos do sistema prisional, como forma de auxiliar na remição de penas e na construção de um futuro melhor.
De acordo com o Diretor da Escola de Administração Penitenciária (ESAP), Capitão Tales Renan, “os livros são importantes para o reeducando não somente como uma forma de remição de pena do processo em cumprimento. Mas, são um importante fator de ressocialização. O livro estabelece uma conexão entre as grades e o mundo fora do sistema prisional, exercitando a parte mental como uma terapia aonde ele consegue aliviar os anseios e desejos de viver em liberdade”.
A leitura, nesse contexto, torna-se um instrumento de empoderamento, capaz de auxiliar na construção de uma nova identidade e na busca por um futuro mais promissor.
Juntos por um futuro melhor
O Laboratório Juventudes é um exemplo da responsabilidade social do Senac Amazonas, que busca, por meio da educação e da formação profissional, contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A iniciativa demonstra o compromisso da instituição com a ressocialização dos detentos e com a construção de um futuro mais justo e inclusivo para todos.
A ação dos 40 alunos de Aprendizagem em Serviços de Vendas e Administrativos reuniu 250 exemplares de livros paradidáticos, abrangendo temas de cidadania, cultura, religião e espiritualidade, autoajuda e biografias. Esses livros estarão à disposição dos detentos do CDPM I, oferecendo uma oportunidade valiosa para a remição de penas e o desenvolvimento pessoal.