O Senac e a Rede Amazônica, em parceria com a Seduc, realizaram, na terça-feira, 29, o almoço de encerramento da 1ª Turma do Projeto Jovens Talentos: Serviços e Sabores. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Studio 5. Ao todo, participaram 12 alunos da rede pública de ensino, que foram discentes do Senac AM no curso de auxiliar de cozinha. As aulas foram concomitantes com as do ensino regular. Estiverem presentes no evento, o vice-presidente da Fecomércio AM Dr. Aderson Frota, a diretora do Senac AM, Silvana Carvalho, a gerente do Centro de Turismo e Hospitalidade do Senac AM, Luciana Hoshihara, o diretor-presidente da Rede Amazônica, Phelippe Daou e o diretor do departamento de políticas e programas educacionais da Seduc, professor Nilton Carlos Teixeira.
Em seu discurso, o vice-presidente da Fecomércio AM salientou a importância do projeto no que tange à qualificação de profissionais para o mercado de trabalho, através da cooperação entre três instituições. Afirmou ainda, que o atual contexto econômico culmina em um quadro de aumento no números de desempregados e que são louváveis todas as iniciativas que visam a melhorar o nível intelectual dos jovens.
O professor Nilton Carlos Teixeira, argumenta que a Seduc, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, está elaborando a nova matriz curricular para o ensino médio, que contempla Escolas Experimentais com instituições parceiras, entre elas o Senac AM. Teixeira ressalta a importância da inclusão de novos cursos que possam agregar valor ao currículo dos discentes. "Não devemos pensar no mercado de trabalho e sim no mundo do trabalho", afirma o professor.
Na ocasião, foram distribuídas três bolsas de estudos para o curso de Técnico em Cozinha do Senac AM para os três discentes com melhores notas, assíduos e comprometidos com o Projeto Jovens Talentos: Serviços e Sabores. O estudante, João Lucas dos Santos, um dos beneficiados, destacou que pretende aprimorar os conhecimentos e habilidades aprendidas no curso, o aluno informa que sempre se interessou pela gastronomia, mas não encontrava o auxílio para iniciar os estudos. Com a parceria Senac, Rede Amazônica e Seduc, foi lhe dada a oportunidade, que segundo ele, foi um divisor de águas em sua vida.
Os 12 alunos estudaram no Senac AM, no período de dezembro de 2015 a março de 2016, o curso de auxiliar de cozinha. O Senac planeja a continuidade do projeto.
Assessoria de Comunicação
Sistema Fecomércio, Sesc e Senac AM