Aleam realiza Sessão Especial em homenagem ao Sesc/AM e Mesa Brasil

Os 77 anos de atuação do Serviço Social do Comércio (Sesc) e os 20 anos do programa Mesa Brasil foram comemorados na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (21), durante Sessão Especial, solicitada pelos deputados Adjuto Afonso (UB) e Sinésio Campos (PT).

A homenagem foi presidida pelo deputado Adjuto Afonso, e contou com a participação dos deputados Sinésio Campos e Dr. George Lins (UB), dos representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio AM), responsável por administrar no estado, o Sesc/AM; autoridades e convidados.

Criado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em setembro de 1946, o Serviço Social do Comércio (Sesc) completa 77 anos executando programas voltados para o bem-estar social e melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias.

Um dos programas de assistência desenvolvidos pelo SESC é o Mesa Brasil, que funciona como uma rede nacional de bancos de alimentos, atuando no combate à fome e ao desperdício de alimentos, promovendo ações de coleta, armazenamento e distribuição de alimentos.

“No Amazonas, o Sesc desempenha um papel importante no desenvolvimento de ações sociais, buscando, através de uma ampla gama de serviços nas áreas de cultura, educação, saúde, lazer e assistência social, promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, apontou o deputado Adjuto Afonso, ao entregar ao presidente da Fecomércio, Aderson Santos Frota, placa em homenagem aos serviços prestados nestas mais de sete décadas de atuação. Também foram entregues 18 certificados a servidores e parceiros da instituição.

Ao agradecer a homenagem, Aderson Frota falou sobre as ações desenvolvidas pela instituição por meio do Sesc e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), permitindo com que os comerciários tenham atividades esportivas, culturais, lazer e educacionais, por meio do Centro de Educação Sesc José Roberto Tadros.

O presidente da Fecomércio falou que a escola possui 2 mil alunos e é referenciada pelo Ministério da Educação (MEC) como a sétima melhor escola do estado. Frota citou ainda o trabalho desenvolvido no restaurante do comerciário, localizado na sede do Sesc/AM, no Centro de Manaus; e as ações voltadas para a 3ª idade.

“Homenagens como esta da Assembleia Legislativa nos deixam muito felizes pelo reconhecimento, mas, acima de tudo, nos impõem maior responsabilidade para continuarmos o trabalho, que tem muita repercussão para os comerciários e para a população do Amazonas em geral”, afirmou o homenageado.

Co-autor da homenagem, deputado Sinésio Campos, falou sobre o programa Mesa Brasil, explicando que o mesmo nasceu com o objetivo de combater a insegurança alimentar e nutricional, garantindo o direito humano à alimentação para aqueles em situação de vulnerabilidade. “Amanhã, 22 de setembro, o Mesa Brasil completa exatos 20 anos de atuação no Amazonas, e neste período foram mais de 30 milhões de quilos de alimentos distribuídos”, destacou o deputado Sinésio, falando também da necessidade de fortalecer o programa, que permite que milhares de cidadãos tenham o que comer.