54,6% dos consumidores pretendem usar o 13º para pagar dívidas, aponta Fecomércio

54,6% dos consumidores pretendem usar o 13º para pagar dívidas, aponta Fecomércio

A Pesquisa de Intenção de Compras e Confiança do Consumidor, da Fecomércio Amazonas, revelou que 54,6% dos consumidores amazonenses pretendem utilizar o 13º salário para pagamento de dívidas neste final de ano. A pesquisa apontou ainda que a maioria dos entrevistados (20,5%) pretende gastar com o presente natalino entre R$ 401 e R$ 500, com uma média de R$ 321. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) no mês de outubro, com aplicação em novembro.

Em relação a o que o consumidor pretende comprar nesse período, a maioria (13,5%) afirmou que pretende comprar vestuário, 8,9% árvore/ornamentos para o natal, 1,7% brinquedos, 1,2% sapatos e 0,9% celulares. Um total de 58,5% dos entrevistados informou que ainda não sabem o que comprar. A maioria dos entrevistados (55,3%) revelou ainda que prefere fazer os pagamentos na modalidade Dinheiro ou Débito Automático.  

Quanto à expectativa econômica para os próximos seis meses, a pesquisa destacou que 59,8% dos entrevistados relataram que a situação estará melhor que a atual. Em relação à empregabilidade, o índice deste mês revelou que 57,1% dos entrevistados afirmaram que as chances de conseguir um emprego estão um pouco ou muito melhor quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Pouco mais da metade (50,2%) dos consumidores relatou que a situação econômica atual, quando comparada a de novembro de 2012, encontra-se um pouco ou muito melhor, sendo que 43,3% relataram que permanece igual e 6,5% um pouco pior.

Para os próximos três meses, observou-se que 44,8% dos consumidores acreditam que as chances de arranjar um novo emprego estarão um pouco ou muito mais fáceis que a atual. Para 77,6% dos entrevistados, os preços praticados no comércio varejista de Manaus para o próximo mês continuarão altos. A pesquisa foi realizada por zonas de Manaus junto a 400 consumidores.