O programa Jovens Talentos trata-se de umprojeto social, que tem como objetivo a integração do currículo básico com a educação profissional objetivando a empregabilidade. O aluno do projeto, João Lucas dos Santos, 18, representará o Amazonas nas Competições Senac de Educação Profissional, que serão realizadas de 4 a 9 de dezembro na cidade Blumenau/SC. O torneio é nacional e testará as habilidades e conhecimentos de estudantes do Senac de todo o Brasil em quatro ocupações: Serviço de Restaurante, Cozinha, Cabeleireiro e Cuidado de Saúde e Apoio Social. O amazonense competirá na área gastronômica.
A preparação para a disputa foi intensa e teve o acompanhamento do chef e docente do Senac AM,Michel Brito. “Auxiliei o João Lucas em dois momentos distintos, o primeiro no projeto Jovens Talentos, que foi um curso de capacitação, voltado para auxiliar de cozinha. Desde o primeiro momento percebemos diferenciais no João, como liderança e foco, que permearam todo processo de aprendizagem e garantiram a ele, vaga para as Competições do Senac. O segundo momento tem sido a preparação do aluno para a disputa, na qual estamos aperfeiçoando as técnicas aprendidas e focando as diretrizes da competição”, explica.
João Lucas conta que sempre cozinhou de forma amadora em casa. Segundo ele, há na família uma tradição culinária, mas a amplitude da área gastronômica veio com o aprendizado no Senac AM. Ele conta afirma que participar do projeto Jovens Talentos Serviços e Sabores definiu sua vida profissional, “a partir dele eu determinei o que queria para minha vida. Hoje, desejo ser um profissional qualificado, busco absorver conhecimentos, técnicas e aumentar minha afinidade pela gastronomia, conhecer a vastidão desse universo, que faz parte da vida das pessoas”.
1º Projeto Jovens Talentos: Inclusão Social e Empregabilidade
O projetoJovens Talentos Serviços e Sabores é realizado pelo Senac AM em parceria com a Fundação Rede Amazônica e a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc). O projetovisa a promover a capacitação profissional e empreendedora de adolescentes e jovens, que cursam o ensino médio em escolas públicas de Manaus, direcionando-os para a área de gastronomia e serviços.
“Esse projeto tem uma importância vital na vida de dezenas de jovens, sejam eles carentes ou não, que se identificaram com o seguimento de alimentação fora do lar. Este segmento costuma ser a porta de entrada para o mercado de trabalho na categoria primeiro emprego. O projeto permite a esses jovens não só uma qualificação profissional, como também abertura de novos horizontes dentro de bares, restaurantes e hotéis, assim como estimula o empreendedorismo”, afirma Lilian Guedes, presidente da ABRASEL.
O processo seletivo para participar do Jovens Talentos Serviços e Sabores, em 2016, teve 300 alunos inscritos, todos da rede estadual de ensino. Desses, dezesseis foram selecionados. Na avaliação final, o jovem João Lucas dos Santos, 18, foi o discente melhor avaliado e recebeu uma bolsa de estudos integral no curso de Técnico em Cozinha do Senac AM e a vaga para representar o Amazonas na Competição Senac de Educação Profissional. Essa, que tem por objetivo promover a valorização educacional da instituição, promovendo a competição entre os alunos dos departamentos regionais, respeitando os seus segmentos de atuação.