14 maiores restaurantes de Manaus receberam Declaração de Conformidade do PAS do Senac Amazonas, em parceria com o Sebrae

O Centro de Turismo e Hospitalidade do Senac, em parceria com o Sebrae, entregou no último dia 21 de fevereiro, a Declaração de Conformidade do PAS (Programa Alimento Seguro) a 14 empresas amazonenses associadas a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e restaurantes).

O evento foi realizado na sala 01 do Centro de Treinamento do Sebrae Amazonas, às 15:30h, no endereço da sede na rua Leonardo Malcher 924, Centro. E contou com a presença do vice-presidente da Abrasel, Mário Valle; da Sra. Maria Mamede, Gerente do Centro de Turismo e Hospitalidade do Senac; do Sr. José Araújo Gomes, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas; mais dos empresários representantes dos 14 maiores restaurantes de Manaus: Palazollo,Tambaqui de Banda, Loppiano, Splash Pizzaria, Pão e Cia, Suzuran, Cachaçaria do Dedé, Peixaria Poraquê, Najua, Confraria Grill, Boteco Spettos, Mercatto, Coqueiro Verde e Zanmai.

Segundo o empresário Rogério Cunha, da Loppiano Pizzaria, a consultoria prestada pelo Senac Amazonas foi de extrema importância para a melhoria e qualidade na área de manipulação e segurança alimentar de seu restaurante. “ Graças à consultoria do Senac, conseguimos renovar, mais uma vez, a Declaração de Conformidade do PAS. Além disso, percebi o quanto foi visível a mudança de mentalidade por parte dos meus colaboradores, na hora de manipularem os alimentos”, lembrou Rogério.

Outro grande parceiro e beneficiário foi o vice-presidente da Abrasel, Mário Valle, que disse que o treinamento do Senac desse ano foi muito produtivo tanto para as empresas associadas quanto para seu próprio empreendimento, o conceituado restaurante de culinária regional, o Tambaqui de Banda. “Percebi que as empresas nesse ano, do setor Gastronômico, em especial, se dedicaram bastante, principalmente por causa do ano da Copa. Por isso achei essa parceria muito produtiva, pois as teorias foram colocadas em prática de forma dinâmica, e muitas dúvidas foram esclarecidas, por parte dos empresários envolvidos.”

O Programa Senac de Segurança Alimentar,  através do Programa Alimentos Seguros/PAS, oferece anualmente consultoria com duração de 3 meses, às empresas do segmento Mesa ( restaurantes, bares, ambulantes, pousadas e hotéis), com o propósito de adequar os processos internos utilizados na produção e manipulação dos alimentos, e orientá-las conforme as diretrizes da Legislação Vigente RDC 216 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Código Sanitário Municipal, que atendem ao consumidor final.