Fecomércio Saúde e o auxílio às empresas na busca por um saudável ambiente de trabalho

Para auxiliar os empresários amazonenses, a Federação do Comércio criou o Fecomércio Saúde baseado em serviços na área de saúde e segurança ocupacional. A equipe responsável é formada por profissionais que trabalham de forma multidisciplinar, auxiliando as empresas na gestão de saúde de seus trabalhadores.

O setor iniciou atendendo a duas empresas, Sesc e Senac, hoje, atende a 44 instituições. Atualmente, a equipe conta com um técnico de segurança do trabalho e um auxiliar administrativo. A instituição conta ainda com o apoio de clínicas parceiras, sendo uma para atendimento médico, um laboratório de análises clínicas e uma de imagem.

O programa esocial, do Governo Federal, contribui para que os empresários busquem o serviço de Saúde Ocupacional para se adequarem às leis, pois a função da área de Medicina e Segurança do Trabalho é um dos focos do esocial dentro de uma empresa, por isso, uma série de normas regulamentadoras.

PCMSO

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional tem como objetivo a prevenção de doenças ocupacionais nos funcionários das empresas e instituições que admitam trabalhadores, como empregados, realizando ordinariamente cinco tipos de exames: admissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e demissionais.  O PCMSO deve ser implantado por todas as empresas independentemente do número de empregados. Não é um simples programa de realização de exames médicos. É também um instrumento de avaliação da capacidade laborativa de um empregado ou candidato, voltado principalmente para a função exercida ou a ser praticada.  Na ocorrência de doenças profissionais, o programa e o médico têm papel fundamental na análise da doença, averiguando se essa é ou não de origem do trabalho, solicitando medidas de controle e dando encaminhamento médico ao paciente.

PPRA

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais abrange a visita de um profissional às empresas, que fará medições com o auxílio de equipamentos e uma vistoria nas instalações para averiguar eventuais problemas estruturais (avaliação e riscos) que possam ser objeto de multas por parte da fiscalização do Ministério do Trabalho. O PPRA visa acima de tudo minimizar as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho dentro da empresa. Identificando a existência dos riscos, serão estabelecidas metas para eliminar e atenuá-los.

A Fecomércio Saúde também atua no modelo in company realizando cursos, palestras e oficinas diversas nas áreas, como ergonomia aplicada ao trabalho, formador de Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), norma regulamentadora 10 (NR 10), brigada de combate a incêndio e espaço confinado.

Hoje, a Federação do Comércio realiza através de clínicas conveniadas, exames admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função, demissionais com emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Também são realizados exames laboratoriais e complementares como audiometria, espirometria, EEG, ECG, raio-X, acuidade visual. O setor de Saúde Ocupacional também presta orientação na emissão do CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalho), encaminhamento e orientações nas perícias médicas do INSS, laudos ergonômicos, insalubridade e periculosidade, PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), inventário de máquinas, prontuário de instalação, análise biológica e química, LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho), entre outros.

Para mais informações ligue para (92) 3234-5222.