O IFPEAM

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresarias do Amazonas, (IFPEAM) criado com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio Amazonas), tem como finalidade implementar ações na área da pesquisa, do desenvolvimento institucional e da cultura, bem como apoiar os setores do comércio e prestação de serviços, visando o seu desenvolvimento econômico, social, cultural, sindical e político.

 

Objetivos

O IFPEAM  tem por objetivos:

Organizar e coordenar a execução de cursos, seminários, palestras, encontros, treinamentos e outros eventos, que visem a melhoria da capacidade tecnológica e gerencial dos setores empresariais ou outros, mediante convênios ou contratos;

Elaborar estudos, projetos, planos, programas e obras literárias e culturais, objetivando o crescimento e a modernização das atividades empresariais ou de outros setores públicos ou privados, mediante celebração de convênios ou contratos;

Captar, gerar, armazenar e difundir a informação e o conhecimento necessários ao desenvolvimento dos setores do comércio e de serviços, manter e executar projetos de natureza sócio-econômica, sócio-cultural, literária e outros de interesse da comunidade.

 

PESQUISAS

SONDAGEM  CONJUNTURAL DE DESEMPENHO DO COMÉRCIO VAREJISTA

O Sistema Federação do Comércio do Estado do Amazonas – Fecomércio-AM, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC-AM e Serviço Social do Comércio SESC-AM por meio do seu Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas - IFPEAM e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas – SEBRAE/AM, realizam a Pesquisa Conjuntural de Desempenho do Comércio Varejista da cidade de Manaus. A pesquisa é baseada na coleta de dados com respectivo tratamento estatístico das informações obtidas junto às empresas do Comércio Varejista de Manaus.

Objetivo
O objetivo é suprir a falta de uma pesquisa sistemática sobre o comércio de Manaus, que se preocupasse com a coleta, passando pela análise estatística e avaliação econômica, até a divulgação periódica sistemática do desempenho dos setores em termos de volume de vendas, Formas de Vendas, Nível do Emprego, Folha de Pagamentos e Estoque, informações importantes para o estudo de tendências, alterações de perfis de oferta e demanda, opções de mercado, produtos substitutos, além de outras.

Ao passar a divulgar mensalmente o desempenho do setor, o Sistema Fecomércio  acredita estar cumprindo sua função que é, dentre outras, levar ao empresário, informações consistentes que permitam orientar investimentos, embasar reivindicações e orientar as políticas internas das empresas.

 

Banco de pesquisas  de Sondagem  Conjuntural de Desempenho do Comércio Varejista

Ano 2010
Referente ao mês (Janeiro/2010)
Referente ao mês (Março/2010)
Referente ao mês (Abril/2010)
Referente ao mês (Maio/2010)
Referente ao mês (Junho/2010)
Referente ao mês (Julho/2010)

 

Ano 2009
Referente ao mês (Janeiro/2009)
Referente ao mês (Fevereiro/2009)
Referente ao mês (Março/2009)
Referente ao mês (Abril/2009)
Referente ao mês (Maio/2009)
Referente ao mês (Junho/2009)
Referente ao mês (Julho/2009)
Referente ao mês (Agosto/2009)
Referente ao mês (Setembro/2009)
Referente ao mês (Outubro/2009)
Referente ao mês (Novembro/2009)
Referente ao mês (Dezembro/2009)

 

Ano 2008
Referente ao mês (Janeiro/2008)
Referente ao mês (Fevereiro/2008)
Referente ao mês (Março/2008)
Referente ao mês (Abril/2008)
Referente ao mês (Maio/2008)
Referente ao mês (Junho/2008)
Referente ao mês (Julho/2008)
Referente ao mês (Agosto/2008)
Referente ao mês (Setembro/2008)

 

Ano 2007
Referente ao mês (Janeiro/2007)
Referente ao mês (Fevereiro/2007)
Referente ao mês (Março/2007)
Referente ao mês (Abril/2007)
Referente ao mês (Maio/2007)
Referente ao mês (Junho/2007)
Referente ao mês (Julho/2007)
Referente ao mês (Agosto/2007)
Referente ao mês (Setembro/2007)
Referente ao mês (outubro/2007)
Referente ao mês (novembro/2007)
Referente ao mês (dezembro/2007)

INTENÇÃO DE COMPRA E CONFIANÇA DO CONSUMIDOR

O Instituto FECOMÉRCIO de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) realiza no mês a pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor na Cidade de Manaus, que tem por objetivo identificar o sentimento dos consumidores, levando em consideração suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação futura da economia local.
As informações obtidas são particularmente importantes para as empresas do comércio varejista, pois servem como balizador para tomada de decisões de investimentos e planejamento de compras.
A pesquisa é realizada por zonas e seus respectivos bairros em Manaus junto a 400 consumidores. A amostra é aleatória, o que permite que todos os consumidores tenham a mesma probabilidade, diferente de zero de participar da amostra.

Banco de pesquisas  de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor

Ano 2010
Referente ao mês (Janeiro/2010)
Referente ao mês (Fevereiro/2010)
Referente ao mês (Março/2010)
Referente ao mês (Abril/2010)
Referente ao mês (Maio/2010)
Referente ao mês (Junho/2010)
Referente ao mês (Julho/2010)
Referente ao mês (Agosto/2010)
Referente ao mês (Setembro/2010)
Referente ao mês (novembro/2010)
Referente ao mês (dezembro/2010)

 

Ano 2009
Referente ao mês (Janeiro/2009)
Referente ao mês (Fevereiro/2009)
Referente ao mês (Março/2009)
Referente ao mês (Abril/2009)
Referente ao mês (Maio/2009)
Referente ao mês (Junho/2009)
Referente ao mês (Julho/2009)
Referente ao mês (Agosto/2009)
Referente ao mês (Setembro/2009)
Referente ao mês (Outubro/2009)
Referente ao mês (novembro/2009)
Referente ao mês (dezembro/2009)

 

Ano 2008
Referente ao mês (Janeiro/2008)
Referente ao mês (Fevereiro/2008)
Referente ao mês (Março/2008)
Referente ao mês (Abril/2008)
Referente ao mês (Maio/2008)
Referente ao mês (Junho/2008)
Referente ao mês (Julho/2008)
Referente ao mês (Agosto/2008)
Referente ao mês (Outubro/2008)
Referente ao mês (novembro/2008)
Referente ao mês (dezembro/2008)

 

Ano 2007
Referente ao mês (Junho/2007)
Referente ao mês (Julho/2007)
Referente ao mês (Agosto/2007)
Referente ao mês (Outubro/2007)
Referente ao mês (novembro/2007)
Referente ao mês (dezembro/2007)

Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) realiza para também a pesquisa Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus, com o objetivo de traçar o perfil do turista que visita a região, e ao mesmo tempo, conhecer suas opiniões sobre os serviços prestados por profissionais e estabelecimentos ligados ao setor.      
O trabalho é constituído de informações que permitirão a todos os agentes envolvidos com o turismo amazonense conhecer seu cliente e, a partir daí, formular estratégias de negócios que possibilitem a obtenção de uma posição sólida nesse mercado, que a cada dia se mostra mais competitivo.
O conceito de turista utilizado pela pesquisa são todas as pessoas não residentes na Região Metropolitana de Manaus, e que permaneceram na cidade por mais de 24 horas, para fins de passeios, negócios, congressos, movimentos culturais, religiosos, visitando parentes ou amigos.
A pesquisa conta com dois tipos de questionário, um para entrevistas com os turistas e outro para entrevistas com os gerentes ou donos de estabelecimentos ligados diretamente ao turismo. Os questionários são formados por questões fechadas contendo também questões abertas, permitindo com isso que os entrevistados possam manifestar suas opiniões.
.
O trabalho é desenvolvido de acordo com uma sistemática mais preocupada com a praticidade e objetividade, ficando a critério do leitor estabelecer considerações e análises do teor. Procura-se ainda enfatizar os dados obtidos por meio de uma apresentação gráfica de fácil leitura e compreensão

Banco de pesquisas de Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus

Ano 2010
Referente ao Mês (janeiro /2010)
Referente ao Mês (março /2010)
Referente ao Mês (abril /2010)
Referente ao Mês (maio /2010)
Referente ao Mês (junho /2010)
Referente ao Mês (julho /2010)

 

Ano 2009
Referente ao Mês (janeiro /2009)
Referente ao Mês (fevereiro /2009)
Referente ao Mês (março /2009)
Referente ao Mês (abril /2009)
Referente ao Mês (maio /2009)
Referente ao Mês (junho /2009)
Referente ao Mês (julho /2009)
Referente ao Mês (agosto /2009)
Referente ao Mês (setembro /2009)
Referente ao Mês (outubro /2009)
Referente ao Mês (novembro /2009)
Referente ao Mês (dezembro /2009)

 

Ano 2008
Referente ao Mês (janeiro /2008)
Referente ao Mês (fevereiro /2008)
Referente ao Mês (março /2008)
Referente ao Mês (abril /2008)
Referente ao Mês (maio /2008)
Referente ao Mês (junho /2008)
Referente ao Mês (julho /2008)
Referente ao Mês (agosto /2008)
Referente ao Mês (setembro /2008)
Referente ao Mês (outubro /2008)
Referente ao Mês (novembro /2008)
Referente ao Mês (dezembro /2008)

 

INTENÇÃO DE COMPRA E CONFIANÇA DO CONSUMIDOR

O Instituto FECOMÉRCIO de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) realiza no mês a pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor na Cidade de Manaus, que tem por objetivo identificar o sentimento dos consumidores, levando em consideração suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação futura da economia local.

As informações obtidas são particularmente importantes para as empresas do comércio varejista, pois servem como balizador para tomada de decisões de investimentos e planejamento de compras.

A pesquisa é realizada por zonas e seus respectivos bairros em Manaus junto a 400 consumidores. A amostra é aleatória, o que permite que todos os consumidores tenham a mesma probabilidade, diferente de zero de participar da amostra.

Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus

Ano 2010
Referente ao Mês (março /2010)
Referente ao Mês (maio /2010)
Referente ao Mês (junho /2010)
Referente ao Mês (setembro /2010)

 

Ano 2009
Referente ao Mês (Janeiro /2009)
Referente ao Mês (Fevereiro /2009)
Referente ao Mês (Maio /2009)
Referente ao Mês (Junho /2009)

 

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) realiza para também a pesquisa Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus, com o objetivo de traçar o perfil do turista que visita a região, e ao mesmo tempo, conhecer suas opiniões sobre os serviços prestados por profissionais e estabelecimentos ligados ao setor.

O trabalho é constituído de informações que permitirão a todos os agentes envolvidos com o turismo amazonense conhecer seu cliente e, a partir daí, formular estratégias de negócios que possibilitem a obtenção de uma posição sólida nesse mercado, que a cada dia se mostra mais competitivo.

O conceito de turista utilizado pela pesquisa são todas as pessoas não residentes na Região Metropolitana de Manaus, e que permaneceram na cidade por mais de 24 horas, para fins de passeios, negócios, congressos, movimentos culturais, religiosos, visitando parentes ou amigos.

A pesquisa conta com dois tipos de questionário, um para entrevistas com os turistas e outro para entrevistas com os gerentes ou donos de estabelecimentos ligados diretamente ao turismo. Os questionários são formados por questões fechadas contendo também questões abertas, permitindo com isso que os entrevistados possam manifestar suas opiniões.

O trabalho é desenvolvido de acordo com uma sistemática mais preocupada com a praticidade e objetividade, ficando a critério do leitor estabelecer considerações e análises do teor. Procura-se ainda enfatizar os dados obtidos por meio de uma apresentação gráfica de fácil leitura e compreensão.

 

Contato:

FECOMERCIO / IFPEAM
Telefones: (92) 3234-5222  Fax:  (92) 3233-2629
Home Page:  www.fecomercio-am.org.br
Emails fecomercio-am@fecomercio-am.org.br / ifpeam@fecomercio-am.org.br
Rua: São Luís, 555 – Adrianópolis - Manaus – Amazonas.


TOPO DA PÁGINA